quarta-feira, 23 de abril de 2014
CANTINHO DA VIDA: VIDAS PASSADAS
CANTINHO DA VIDA: VIDAS PASSADAS: Porque não lembramos de vidas passadas? Não lembramos das vidas passadas e nisso está a sabedoria de Deus. Se lembrássemos do mal que ...
CANTINHO DA VIDA: GRATIDÃO
CANTINHO DA VIDA: GRATIDÃO: A Gratidão A gratidão é uma das maneiras mais simples - e diretas - para entrarmos em harmonia com as vibrações do alto. Ao expressarmos ve...
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Cândido Portinari
Quem foi
Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.
No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.
Características principais de suas obras:
- Retratou questões sociais do Brasil;
- Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia;
- Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos;
- Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.
Relação das principais obras de Portinari:
- Meio ambiente
- Colhedores de café
- Mestiço
- Favelas
- O Lavrador de Café
- O sapateiro de Brodósqui
- Meninos e piões
- Lavadeiras
- Grupos de meninas brincando
- Menino com carneiro
- Cena rural
- A primeira missa no Brasil
- São Francisco de Assis
- Os Retirantes
Uma poesia de Candido Portinari
São Francisco por Candido Portinari - Painel em azulejo na Igreja da Pampulha
Poesia não é coisa que fica, não.
Poesia é coisa que vem e passa.
Passa como um passarinho muito raro.
Passa depressa.
A gente vai querer segurar,
ele voa e vai-se embora.
Hoje, quando eu estava pintando o braço de São Francisco, ali perto da cabeça dele, eu senti um – viup – um raspão de poesia.
(Candido Portinari)
É poesia pura o conjunto da arquitetura de Oscar Niemeyer e os painéis de Candido Portinari na Igreja da Pampulha.
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Salvador Dalí
Salvador Dalí surpreendeu e impressionou o mundo com sua arte e sua loucura. O gênio do surrealismo pintou, esculpiu, escreveu, fotografou e inventou! Inspirou-se em sua amante-musa Gala para impactar o mundo com sua audácia. Viveu e morreu entre as vilas de pescadores e os encantos de sua própria imaginação. -
Artistas mais geniais do século XX e grande nome do surrealismo, chegam este mês ao Brasil, tendo Sobral como única cidade do país a recebê-las. Conhecido do grande público por telas com imagens e criaturas estranhas que marcam seu estilo, o artista catalão terá outra face de sua obra exposta a partir do dia 08 na mostra SALVADOR DALÍ AQUI, que integra a IMPRIMA SOBRAL 2012 – Mostra Internacional de Gravura. A abertura será às 19 horas na ECOA.
Salvador Dalí, que em sua versatilidade chegou a produzir obras no cinema, fotografia, teatro, moda, escultura e gravuras, produziu na década de 1960 uma coleção de litografias, intitulada “Dalí: Bíblia Sagrada”. As peças foram encomendadas pelo amigo de Dalí, Giuseppe Albaretto, que o encarregou de realizar 105 ilustrações para a Bíblia Sagrada. As obras foram criadas entre os anos de 1963 e 1969 e impressas em 1969 por Ediciones Rizzoli, de Milão, na Itália. São estas as obras que estarão expostas na Mostra SALVADOR DALÍ AQUI, em Sobral.
domingo, 6 de abril de 2014
Eu e os Poetas e Pintores: Leonardo da Vinci
Eu e os Poetas e Pintores: Leonardo da Vinci: Leonardo da Vinci foi, em todos os sentidos, um homem da Renascença. Ao longo de sua vida, exerceu diversas atividades, incluindo pintura,...
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci foi, em todos os sentidos, um homem da Renascença. Ao longo de sua vida, exerceu diversas atividades, incluindo pintura, escultura, anatomia e arquitetura, e se tornou um expert, na maioria deles. Conhecido por ter levado o quadro Mona Lisa com ele onde quer que fosse, Leonardo da Vinci se tornou um dos pintores mais famosos do mundo.
Nascido perto de Vinci, Leonardo cresceu em Florença, onde começou a desenhar, e pintar eventualmente. Aos quatorze anos, Leonardo começou um período de aprendizagem com Andrea del Verrocchio. No entanto, seu trabalho foi tão admirado que ele foi empregado logo pelo duque de Milão entre 1480-1500. De acordo com o duque, Leonardo teria que construir uma enorme estátua de um cavalo de bronze chamada Gran Cavallo. Mas, como os franceses logo atacaram a cidade, o bronze teve que ser utilizado para armamento. No entanto, seus desenhos e esboços de como seria o cavalo a ser construido ainda existem.
Leonardo comemorou o novo século, retornando para casa. Em janeiro de 1500, deixou Milão, passou alguns meses em Mântua e Veneza, e depois voltou à Florença.
Em Florença, Leonardo da Vinci se concentrou nos estudos matemáticos durante dois anos, fazendo uma pausa de dez meses para trabalhar para César Bórgia. Lá, ele inventou novas técnicas de mapeamento cartográfico, para os territórios de Borgia.
Durante este segundo período, em Florença, Leonardo trabalhou em muitos projetos grandiosos. Estes incluíam planos para um canal com o mar, e um mural monumental na praça central. Mas o canal permaneceu apenas um plano, e o mural nunca foi concluído. Ele, no entanto, completaria a Mona Lisa durante este tempo.
Por alguns anos, a partir de 1513, Leonardo viveu em Roma e foi classificado como um dos maiores artistas da época, assim como Michelangelo e Rafael. Lá, ele foi contratado para diversas atividades artísticas e viveu confortávelmente com seu salário.
Leonardo da Vinci, de acordo com sua biografia, era um homem de caráter moral estrito. Vivia em harmonia com os animais, era um vegetariano assumido. Ele acreditava que os animais eram divinos e não deviam ser usado pelo homem insensivelmente e que natureza um dia se vingaria do homem.
Apesar de seu primeiro trabalho ter sido Madonna e o Menino, Leonardo foi reconhecido com gênio pela sua obra posterior, mundialmente conhecida como, que levou à sua posterior obra conhecida mundialmente como Última Ceia.
Incluído na sua obra estão quase 15 mil páginas de esboços e notas de engenharia. Ele também era canhoto e dominou a escrita de trás para frente. Ele também produziu os desenhos e esboços de como o homem poderia voar. Ao estudar as aves, ele inventou o parapente, pára-quedas, uma máquina que viria a permitir que os seres humanos criassem – o helicóptero.
Leonardo da Vinci tinha um desejo ilimitado de conhecimento e a percepção visual foi a principal ferramenta que ele usou na busca desse conhecimento. Leonardo da Vinci acreditava que somente a visão permitiu-lhe chegar a experiência imediata corretamente.
Seriado de Leonardo da Vinci na Fox
Assinar:
Postagens (Atom)